Pilares Pedagógicos

  1. Aprender a conhecer, saber buscar o conhecimento.

  2. Aprender a fazer, ir além da Teoria.

  3. Aprender a conviver, desenvolver, respeito e empatia.

  4. Aprender a ser, desenvolver autoconhecimento e autoestima.

  5. Desenvolver o pensamento crítico.

  6. Desenvolver a criatividade.

PRIMEIROS ANOS

TEORIA DE AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA

A aquisição é o resultado de processos subconscientes que são bastante similares ao processo que uma criança passa quando aprende sua língua materna. Na educação bilíngue por imersão, não há aulas de inglês. O inglês não é o fim, mas sim o meio para a aprendizagem de outro conteúdo.

Referência:

KRASHEN, STEPHEN D. (1981) Second Language Acquisition and Second Language Learning University of Southern California, Internet Edition (2002).

TEORIA SÓCIO CONSTRUTIVISTA DO CONHECIMENTO

O processo de construção do conhecimento pelas crianças e o papel da interação social nesse processo vem sendo objeto de estudos de diversos autores e pesquisadores há muitas décadas. A teoria sócio construtivista do conhecimento, fruto desses estudos, é a filosofia norteadora da metodologia utilizada pela VILLAGE INTERNATIONAL BILINGUAL SCHOOL. Isso significa dizer que a escola funciona com uma criadora e provocadora de oportunidades e experiências individuais e grupais para que as crianças construam significados sobre o mundo a sua volta, em parceria com outras crianças e adultos, a partir do seu conhecimento prévio. Essa abordagem respeita o processo de desenvolvimento das ideias e concepções das crianças sobre o mundo natural e social e busca constantemente incentivar a criança a revisar e refinar sua compreensão através da investigação, do questionamento, da experimentação, da observação, da análise e da interação com seus pares.

Referências:

LINS e SILVA, PATRICIA KONDER (2011) Inteligência se Aprende, Casa da Palavra, Rio de Janeiro.
SALVADOR, CÉSAR COLL (1994) Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento, Ed Arte Médicas, Porto Alegre.

TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS

Historicamente, o sistema de educação escolar do ocidente sempre associou a inteligência às habilidades linguísticas e de raciocínio lógico. Abalando o paradigma da inteligência única, Howard Gardner (1993) desenvolve a “Teoria da Múltiplas Inteligências”. Gardner defende a ideia de que todos possuímos diferentes inteligências, cada uma com seu sistema simbólico próprio e seus métodos de solução de problemas, em níveis de desenvolvimento diferentes. Assim, cada pessoa tem um perfil distinto de diferentes capacidades. 
Acreditamos que cada criança é única, com necessidades, ritmos e talentos próprios e, portanto, não podemos esperar que todos respondam igualmente aos estímulos de aprendizado. A Teoria das Múltiplas inteligências ajuda-nos a buscar o desenvolvimento pleno de cada criança, dando a ela oportunidade de experimentar em todas as áreas do conhecimento, através das suas diferentes inteligências.

Referência:

GARDNER, HOWARD (1993) Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences, New York, Basic Books - Kindle Edition.

BRINCAR & APRENDER FAZENDO

O processo de construção de significados na educação infantil acontece, principalmente, através das brincadeiras. Elas oferecem possibilidades riquíssimas de interação e o espaço da Educação Infantil deve reconhecer e privilegiar o brincar como fórum de aprendizagens significativas para a criança. De acordo com Vygotsky (1991), o brincar é uma atividade social, cuja origem e natureza específicas são elementos fundamentais para a construção da personalidade da criança e para sua compreensão da realidade que a cerca.

Referência:

VYGOTSKY, L. S. (1991) A Formação Social da Mente, Livraria Martins Fontes Editora Ltda., São Paulo – SP, 4ª edição brasileira. Texto proveniente de: Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná.

logo-branco-menor-sombra.png

Rua Visconde de Souza Franco, 546, Centro - Petrópolis/RJ
village@villagebilingualschool.com.br

(24) 2237-6006

Whatsapp para contato: (24) 99291-3224

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Village Bilingual School